CÂMARA APOIA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA
03/11/2021

A Câmara Municipal de Igaporã manifesta publicamente seu apoio ao “Novembro Azul”, campanha nacional de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento, que tem a adesão de diversos setores da sociedade civil, promove durante todo o mês de novembro ações que visam chamar a atenção para a realidade do câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce.

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer do mundo. Segundo o Ministério da Saúde, anualmente são registrados no Brasil cerca de 68 mil novos casos e 15 mil mortes causadas pelo tumor. A doença tem 90% de chances de cura se for detectada precocemente, o que reforça a importância de consultas médicas e exames frequentes. E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

O Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil, o movimento foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2011 e é um movimento que acontece para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A ausência de sintomas não garante que esteja tudo bem. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns deles vêm à tona, cerca de 95% dos tumores encontram-se em fase avançada.

O exame de toque retal permite que o médico avalie possíveis alterações na glândula, como o endurecimento, sendo o método mais preciso para a identificação de nódulos suspeitos.

Os principais sintomas são:

• Vontade constante de urinar;
  • Dores ao urinar;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
  • Dores ósseas.

Dicas para o combate do câncer de próstata:

• Fazer exames de prevenção anualmente;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Manter-se dentro do peso ideal;
  • Não se exceder no consumo de álcool e não fumar.

Saúde também é assunto de homem!

ASCOM CMI.